terça-feira, 6 de abril de 2010

Imoralidade nas chamadas telefónicas
de solidariedade

É uma vergonha o que se passa com o valor das chamadas telefónicas de ajuda a vítimas de catástrofes.
Cada chamada custa a quem a faz 72 cêntimos (60 cêntimos + IVA).
No entanto, para as organizações de ajuda no terreno são canalizados apenas 50 cêntimos , ou seja, mais ou menos 69% do que pagámos.

Os restantes 31% -- 22 cêntimos -- vão uma parte para o IVA -- 20% -- e restante para o conluio operadoras-televisão anunciante. Isto é, alen do fisco, a PT, Zon, TMN, Vodafone, Optimus...

Assim, o conluio operadoras-televisão anunciante fazem o seu negócio normal à custa da solidariedade...

É aqui que há uma grande IMORALIDADE.

Mais ainda, é de estranhar que, se fizermos um donativo em dinheiro para qualquer instituição de solideriedade a pessoa ou entidade que o faz, vai ter benefícios fiscais em sede de IRS e IRC, conforme seja pessoa singular ou colectiva.

É claro que se analizarmos isto apenas por uma chamada, os valores são irrisórios. No entanto é preciso não esquecer que são muitos milhares de chamadas que estão em questão. É vulgar ouvirmos, numa qualquer estação de televisão que esteja a patrocinar uma dessas campanhas, que já conseguiram angariar 200 mil euros para uma tal organização. Ora olhando para os números acima temos que concordar que o negócio é no mínimo apetecível.

Por isso acho vergonhoso e IMORAL e é obrigação de todos alertarmos para esta situação divulgando-a o mais possível com o fim de que pelo menos o valor do IVA seja retirado ou melhor ainda, seja acrescentado aos tais 50 cêntimos e entregarem não 50 mas 62 cêntimos às organizações de soliriedade que actuam no terreno.

Em relação aos outros 10 centimos é de lamentar como se aproveita o sofrimento de uns e a solidariedade de outros para se fazer negócio.

Divulgar o mais possível! Envie aos seus amigos a seguinte ligação:

Enviado por Alfredo Pereira



Sem comentários: