sexta-feira, 16 de abril de 2010

Esclarecimento sobre doação de medula óssea

Olá Susana e todos os que nos contactam a pedir esclarecimentos sobre a questão da medula óssea!
Nós publicamos todos os elementos que possuímos sobre cada caso.
Por vezes somos contactados para fornecermos o contacto de algum doente que tenha tocado mais a sensibilidade de algum dos dadores ou para dar algum esclarecimento técnico.
Acontece que, quando não publicamos logo esses elementos, é porque não os possuímos.
Os contactos, esclarecimentos técnicos e outros poderão ser dados pelo serviço nacional de dadores, que se encontra em contacto com serviços de outros países.
Dadores residentes no estrangeiro querendo ajudar deverão obter informações específicas dirigindo-se aos serviços nacionais.

Eis os contactos dos serviços nacionais:

CEDACE, Registo Português de Dadores de Medula Óssea
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 LISBOA
Tel. 21 750 41 00
Fax. 21 750 41 41

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Pcta Prof. Mota Pinto - Edf.São Jerónimo, 4º Apartado 9041
3001-301 COIMBRA
Tel: 239480700/719

Centro de Histocompatibilidade do Norte
R.Roberto Frias - Pavilhão Maria Fernanda
4200-467 PORTO
Tel. 22 51 9102 ou 22 557 3470

Consultar: http://www.chsul.pt/





.


http://www.saveafonso.com/

Facebook: AJUDAR O AFONSO



Como Ser Dador
de Medula Óssea


Ter entre 18 e 45 anos
Ter, no mínimo 50Kg
Não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes
Nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980
Para mais informações consulte a página do CEDACE emhttp://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/3



O que precisa saber

- O facto de se inscrever como dador não o obriga a fazer a doação de medula se por alguma razão não a puder fazer; Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. As decisões individuais serão sempre respeitadas.

- A inscrição como dador implica apenas a colheita de uma pequena porção de sangue para análise, podendo ser efectuada mesmo por mulheres grávidas.

- A doação não depende necessariamente da colheita a partir da Medula Óssea (ie, colheita de Células progenitoras do interior dos ossos pélvicos, que requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização). Actualmente, é possível fazer a doação de medula a partir de uma colheita de sangue na veia do braço através um processo chamado aférese (o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção e circulação de células progenitoras no sangue periférico)

- Além destes dois métodos, existe, ainda, outra fonte de células progenitoras que são as células do cordão umbilical. Neste caso, após consentimento prévio da mãe, quando o bebé nasce são colhidas do cordão umbilical. O cordão umbilical tem uma percentagem muito elevada de células progenitoras mas como a quantidade geralmente é pequena, são utilizadas, sobretudo, na transplantação de crianças.

- O Centro de Histocompatibilidade do Sul (CEDACE) organiza frequentemente brigadas que se deslocam a vários locais para promover a inscrição de novos dadores (calendário disponível em http://www.chsul.pt/index.php/pages/locais_inscricao), sendo possível contactar o CEDACE para organizar uma brigada no seu local de trabalho, escola ou outro local em que seja possível recolher um número relevante de dadores;

- Para além das Brigadas existem vários postos de recolha permanente, como sejam os IPO de Lisboa, o Hospital da Estefânia; o Hospital Curry Cabral, o Hospital do Barreiro, e muitos outros (veja mais em http://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/4)





.