quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seja Solidário(a) no próximo Dia 27 de Abril Aderindo à Colheita de Sangue no Posto Fixo
da ADASCA


Caros Colegas Dadores e Amigos!

No próximo Dia 27 de Abril (sexta-feira), entre as 9 e as 13 horas, vai decorrer mais um Colheita de Sangue no Posto Fixo da ADASCA.

Para os mais distraidos, recordamos que o Mercado Municipal de Santiago, (espaço onde está localizada a Sede e Posto Fixo da ADASCA) dispõe de um Parque Subterrâneo, onde os dadores podem deixar a as viaturas gratuitamente, com acesso ao elevador até ao 1º. Piso, quer faça ventro ou chuva, quem desejar pode beneficiar destas condições.

Passem esta mensagem, convidem um amigo a vir também, façam-se acompanhar do B.I. ou do Cartão de Cidadão de forma a facilitar a inscrição. Convém tomar sempre o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas.

Tenhamos em mente que, os principais beneficiados com o nosso gesto solidário, são sempre os doentes, sim, aqueles que hoje nem sequer conhecemos, amanhã essa necessidade pode bater-nos à porta...

Fique claro, a ADASCA não está a fazer um frete ao IPST que não tem sabido respeitar a esta associação. A consciência moral da nossa missão, leva-nos a fazer este género de afirmações, em vez de nos ajudar a fazer face às despesas, corta-nos o apoio financeiro.

Mais informações sobre as nossas actividades, podem ser obtidas através do site: www.adasca.pt

A todos os meus cordiais cumprimentos
Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro 




Brigadas Agendas para 2012

Maio 
Dia 5 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Dia 11 de Maio - Posto Fixo da ADASCA 
Dia 19 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Dia 26 de Maio - Posto Fixo da ADASCA 

Junho 
Dia 2 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 8 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 16 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 29 de Junho - Posto Fixo da ADASCA 

Julho 
Dia 8 (Domingo) de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 13 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 21 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 27 de Julho - Posto Fixo da ADASCA 

Agosto 
Dia 4 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA
Dia 10 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA.
Dia 18 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA
Dia 24 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA. 

Site: www.adasca.pt + geral@adasca.pt
Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Contactos: 964 470 432 


terça-feira, 24 de abril de 2012

Boicotemos a EDP!


A EDP mantém um nível de lucros totalmente incompatível com o estado do País e com os sacrifícios exigidos a todos nós.

A EDP tem mais poder que o Governo de Portugal e conseguiu (vá-se lá saber por que vias...) impedir uma medida que visava minorar os brutais aumentos da energia que se estão a verificar - e que vão, certamente, aumentar ainda mais os ditos lucros.

A EDP mantém um monopólio (não de jure, mas de facto) uma vez que a concorrência não oferece aos consumidores domésticos (por exemplo) taxas bi-horárias.

PROPOSTA:

No dia 25 de Abril de 2012, às 15:00, a nível nacional, vamos, todos nós, consumidores domésticos, desligar TUDO durante uma hora (os nossos congeladores aguentam mais do que isso quando há uma "anomalia" na rede que nos deixa sem energia e as baterias dos nossos portáteis também).

Vamos repetir a acção até a EDP ter de nos PEDIR para parar com a coisa.

Na qualidade de bons cidadão, que todos somos, pararemos mas só se os preços forem ajustados de forma a que os lucros da EDP se acertem pelo razoável, pelo socialmente justo e pelo moralmente correcto.

Se gostarem da ideia, espalhem... veremos no que dá.

Carlos Santos


segunda-feira, 23 de abril de 2012

IPO de Lisboa volta a debater-se com falta de sangue


O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, questionado pela TSF, admite que as reservas estiveram muito abaixo do desejado durante a semana passada.

Nesta nota enviada à TSF, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa faz saber que a situação tem vindo a ser corrigida, mas reconhece que ainda estão em falta alguns grupos sanguíneos.

Apesar de não referir que tipos de sangue estão em défice, o IPO garante que os stocks de sangue não comprometem o tratamento de doentes.

Ainda assim, o IPO renova o apelo para a dádiva.

NB: A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, aproveita esta oportunidade para informar, que vai promover amanhã (dia 21) uma Colheita de Sangue no seu Posto Fixo, como ainda no Dia 27 no mesmo local, ambas entre as 9 horas e as 13 horas. O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar.

Os pedidos incediam nos Tipos de Sangue A+ e 0+, mas, todos os outros são bem-vindos.

Mais informações sobre outras datas podem ser adquiridas no site: www.adasca.pt.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telem: 964 470 432 + 914 271 151

Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro
Brigadas Agendas para 2012
Abril
Dia 21 de Abril - Posto Fixo da ADASCA
Dia 27 de Abril - Posto Fixo da ADASCA
Maio
Dia 5 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Dia 11 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Dia 19 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Dia 26 de Maio - Posto Fixo da ADASCA
Junho
Dia 2 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 8 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 16 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 29 de Junho - Posto Fixo da ADASCA
Julho
Dia 7 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 13 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 21 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Dia 27 de Julho - Posto Fixo da ADASCA
Agosto
Dia 4 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA
Dia 10 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA.
Dia 18 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA
Dia 24 de Agosto - Posto Fixo da ADASCA.
Site: www.adasca.pt  geral@adasca.pt
Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Contactos: 964 470 432

Crianças têm direito a «família normal»


Cardeal Ennio Antonelli











O responsável do Vaticano para a família defendeu dia 17  em Lisboa «o direito» das crianças a um agregado familiar «normal» e recusou que o «matrimónio de um homem e uma mulher» seja equiparado a «outras formas de convivência».

«A família normal fundada sobre o matrimónio é uma comunidade estável de vida e de pertença recíproca», enquanto outros modelos se situam na «lógica do indivíduo que pertence apenas a si mesmo e mantém com os outros só uma relação contratual de intercâmbio», sustentou o presidente do Conselho Pontifício para a Família.

Em resposta a uma pergunta colocada pela assistência presente na Aula Magna da Universidade de Lisboa, D. Ennio Antonelli declarou que «é necessário não apenas olhar aos desejos dos adultos mas aos direitos das crianças», dado que «os desejos nem sempre são direitos mas o bem objectivo das crianças é um direito».

«O mal-estar e os deslizes juvenis aparecem associados, em medida muito mais elevada às famílias desfeitas, incompletas e irregulares», afirmou na conferência de abertura do encontro «A Família e o Direito – Nos 30 Anos da Exortação Apostólica ‘Familiaris Consortio’».

O presidente do organismo da Santa Sé lembrou que «em nome da não discriminação, se reivindica o direito dos homossexuais a contrair matrimónio ou pelo menos a equiparar em tudo a sua relação ao matrimónio».

Esta posição esquece «que a justiça não consiste em dar a todos as mesmas coisas, mas em dar a cada um o que lhe pertence, e que é injusto tratar de modo igual realidades diversas», alegou.

As «pesquisas sociológicas», frisou, demonstram que, «percentualmente falando, os casados são mais felizes que os solteiros, os conviventes e os separados».

O prelado referiu que «a contestação mais forte contra a Igreja diz respeito à ética sexual», porque «aos olhos de muitos» a doutrina católica «apresenta-se como inimiga da liberdade e da alegria de viver».

A Igreja, contrapôs, «não rebaixa a sexualidade, mas, integrando-a no amor de doação, exalta-a até fazer dela uma antecipação das núpcias eternas».

O cardeal acentuou que «o objectivo fundamental» dos católicos «deve ser a formação duma cultura e duma opinião pública favorável à família».

«Para sair da crise económica actual, todos se dão conta de que há necessidade, por um lado, de inovação, investimentos e maior produtividade e, por outro, de equilibrada alternância de gerações e, consequentemente, taxa mais elevada de natalidade e melhor educação», apontou.

D. Ennio Antonelli argumentou que «são precisamente as famílias sadias que asseguram poupança, responsabilidade e eficiência, procriação generosa e compromisso educativo», pelo que a sociedade beneficia da criação de «oportunidades de trabalho» e da «harmonização» das exigências relativas ao tempo dedicado à família e à empresa.

A «felicidade», no entanto, não se centra na economia: o facto de se ter «uma família normal conta mais que os rendimentos» e «a falência do matrimónio faz sofrer mais que o desemprego», realçou.

Em declarações aos jornalistas, o cardeal italiano apelou a uma «séria preparação para o matrimónio», na Igreja Católica, com um «itinerário, um caminho prolongado, doutrinal e prático, de vida cristã».

Este responsável disse ainda esperar um milhão de pessoas no encerramento do 7.º Encontro Mundial das Famílias, entre 1 e 3 de Junho , em Milão (Itália), com a presença de Bento XVI.