sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Suspensão do Acordo Ortográfico




Suspensão do Acordo Ortográfico | Assine esta petição


Petição dirigida a: Excelentíssimo Senhor Deputado

http://www.citizengo.org/pt-pt/4852-suspensao-do-acordo-ortografico?tc=gm&tcid=2315658




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

INEM — ligue 112



Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
Rua Almirante Barroso, n.º 36 – 4.º piso
1000-013 Lisboa

Telefone: + 351 213 508 108 / fax: + 351 213 508 183

@: inem@inem.pt / http: www.inem.pt

facebook.com/institutonacionaldeemergenciamedica

twitter.com/INEMtwitting


A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM.

Juntos, podemos salvar vidas!

Em caso de emergência ligue 112

Assinala-se a 11 de Fevereiro o Dia Europeu do 112. O INEM aproveita esta data para recordar uma informação que lhe pode salvar uma vida: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. Este gesto simples pode salvar vidas!

O 112 é um número que já faz parte da vida dos portugueses. Sendo o Número Europeu de Emergência, está disponível também em Portugal para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja devido a assaltos, situações de incêndios, socorro, e também em caso de emergência médica.

As chamadas efectuadas para o 112 são sempre atendidas por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que canaliza para os centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à emergência médica digam respeito. A colaboração dos cidadãos é absolutamente fundamental para um rápido e eficaz socorro às vítimas, devendo informar de forma simples e clara:

  • A localização exacta e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa;

Em 2013, foram atendidas pelos CODU, 1.201.105 chamadas de emergência. Do número de chamadas atendidas, 54,7% correspondem a doenças súbitas (dispneia, dor peito, dor abdominal, etc.), 26,3% outros problemas, 15,1% a situações de trauma e 3,9% a acidentes de viação.

O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros. O tempo médio de atendimento destas chamadas foi de 9 segundos.

«A emergência médica começa em si! Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!» é mais do que o slogan institucional do Instituto. É um alerta e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usam o número de emergência.

O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar activamente na activação do sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os operadores na triagem da situação. Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correcta de activação dos serviços de emergência mais eficiente será a actuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112 para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM.
Juntos, podemos salvar vidas!





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O bullying e os pais


Inês Teotónio Pereira

O bullying não é um problema dos nossos filhos, é um problema dos pais. Um problema dos pais das sandras e dos zés e um problema dos pais das vítimas.

O grande problema do bullying é que nós pais não sabemos lidar com o problema. Ficamos borradinhos de medo, temos pânico de parecermos mariquinhas, de parecermos paizinhos foleiros daqueles que fazem escândalos na escola só porque alguém gozou com o nosso menino, e não ligamos patavina ao bullying. Preferimos ignorar este estrangeirismo. O bullying, achamos nós, é uma modernice mariquinhas. E nós temos medo que alguém suspeite que somos pais mariquinhas. Temos pânico e vergonha de parecermos moles, tipo galinhas.

A teoria lusitana/marialva do bullying é estupidamente simples e perigosa, como tudo o que é marialva. Diz ela que os miúdos vão para a escola desde sempre e desde sempre na escola existem uns que são mais fortes do que outros. Desde sempre que na escola coabitam os caixas de óculos com os gordos, com os marrões, com os mariquinhas, com os betos, com os giros, com as feias, com as giras, com as oferecidas, com as graxistas, com os cómicos, com os chatos, com os populares, com os janados, etc. Desde sempre que é assim e crescemos todos: ninguém morreu. Crescer é mesmo assim: é sobreviver à selva da escola com mais ou menos nódoas negras, com mais ou menos correrias à casa de banho para chorar em segredo, com mais ou menos complexos, com mais ou menos dores de barriga de nervoso com medo do Zé Grande, com mais ou menos noites mal dormidas porque as lentes dos óculos são cada vez mais grossas, com mais ou menos pânico das aulas de ginástica porque a Sandra loira arrasa nos balneários. É assim e vai ser sempre assim. Os miúdos que se aguentem porque no nosso tempo já era assim e estamos todos muito bem obrigada.


Ora esta teoria, além de estupidamente simples é perigosa e preguiçosa. É estúpida porque não considera a hipótese de todos aqueles que já passaram por tudo isto poderem estar muito pior do que se não tivessem passado e perigosa porque relativiza cobardemente um fenómeno de violência. O bullying é violência no meio escolar que pode ser psicológica ou física. E o facto de existir desde sempre só torna o fenómeno ainda mais vergonhoso. As crianças sabem como ninguém resistir às adversidades, mais do que nós adultos, elas sabem sobreviver em ambientes adversos, têm uma capacidade de resistência exemplar. E é por isso que conseguem resistir ao bullying em silêncio. Interiorizam que o problema é delas e sofrem baixinho. Sem queixinhas, sem denúncias, sem processos judiciais. Calam--se e vão para a escola todos os dias aprender a viver com as rasteiras do Zé Grande e com as maldades da Sandra Loira. Vão para a escola aprender a ser valentes. Elas acham que são estas as regras do jogo: foi sempre assim.

O bullying, meus senhores, não é um problema dos nossos filhos, é um problema dos pais.

Um problema dos pais das sandras e dos zés das escolas e um problema dos pais das vítimas dos zés e das sandras. A nossa vida com os nossos filhos não é temporariamente interrompida enquanto eles estão na escola: quando eles estão na escola continuam a ser nossos filhos e continuam a precisar de nós, da nossa protecção, do nosso apoio e dos nossos conselhos. Prevenir o bullying é antes de mais perceber o fenómeno. Perceber que nós pais temos o dever de nos meter na vida dos nossos filhos: temos de perceber se eles gozam com alguém, com quem e porquê, e temos de perceber se eles são gozados e porquê. Como? Sim, dá trabalho. É preciso falar com eles, é preciso falar com os professores e é preciso conhecer os amigos. Perceber quem são os nossos filhos fora de casa dá um trabalhão dos diabos, mas não saber é abandoná-los durante grande parte da vida deles. E hoje em dia não é só na escola que estão os zés grandes e as sandras loiras: eles também estão em nossas casas dentro dos computadores. E aí, meus senhores, a maldade não é punida com faltas disciplinares. Sim, bullying é crime. E não fazer nada para o prevenir é, antes de tudo, trair os nossos filhos.