quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DST:Clamídia atinge 9,8% das jovens
entre 15 e 24 anos, diz pesquisa

Notícia publicada no site SIS SAÚDE (28.10.2011) informa que um estudo nacional revelou que 9,8% das jovens entre 15 e 24 anos atendidas em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foram diagnosticadas com infecção por Clamídia e 4% delas também tiveram resultado positivo para gonorreia.
O estudo foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento em CRT-DST-Aids, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e abrangeu 2071 jovens, das cinco regiões do país.

Cerca de 90 milhões de novos casos de Clamídia ocorrem anualmente em todo o mundo, fato que configura a patologia na 1ª posição dentre as doenças bacterianas sexualmente transmissíveis mais frequentes, atingindo principalmente a população jovem.

A Clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres. Pode também ser transmitida da mãe para o bebé na passagem pelo canal do parto. Atinge a uretra os órgãos genitais, podendo chegar à região anal, à faringe e causar doenças pulmonares. Pode ainda causar infertilidade masculina e feminina, além de aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV.

De acordo com o coordenador do estudo no CRT-DST-Aids, Valdir Monteiro Pinto, a infecção pode não apresentar sintomas em até 80% das mulheres e em 50% dos homens. Quando existem sintomas, os mais comuns são dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida em homens e mulheres, e somente nas mulheres perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor no baixo ventre e doença inflamatória pélvica.
«A mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical, na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite e pneumonia», disse o médico.
De acordo com as informações do médico, não há vacina contra a Clamídia e a única forma de prevenção é o sexo seguro com o uso de preservativos. O tratamento é feito com antibióticos específicos e deve incluir o tratamento do parceiro ou parceira para garantir a cura e evitar nova infecção.

A notícia reforça a necessidade de se consciencializar os jovens para a opção de abstinência sexual, essa sim totalmente segura contra as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), e consciencializar os casados para manterem relações sexuais apenas com seu cônjuge.