sábado, 5 de fevereiro de 2011

Senado francês pronuncia-se
contra a legalização da eutanásia

O Senado francês pronunciou-se contra a legalização da eutanásia após um debate intenso sobre uma proposta de lei para instaurar “uma assistência médica para morrer”.
A maioria dos senadores suprimiu o conjunto dos artigos do texto, apresentado por três dos seus colegas Jean-Pierre Godefroy (socialista), Alain Fouché (maioria governamental) e Guy Fischer (comunista).
Na véspera do debate, segunda-feira, o Primeiro-ministro François Fillon opôs-se à eutanásia, convidando a sua maioria no Senado a fazer o mesmo.
O essencial da proposta de lei estava no seu artigo primeiro,entretanto suprimido. “Qualquer pessoa capaz maior, em fase avançada ou terminal de uma doença acidental ou patológica grave e incurável, que lhe inflige um sofrimento físico ou psíquico, que não pode ser aliviado ou que julga insuportável, pode pedir para beneficiar (...) de uma assistência médica que permita, por um acto deliberado, uma morte rápida e sem dor”, referia o texto.
No hemiciclo, o ministro da Saúde falou “de eutanásia”, que “vai contra os nossos fundamentos jurídicos”.

Xavier Bertrand invocou “os doentes de Alzheimer, que não podem manifestar a sua livre e espontânea vontade”.

O mesmo ministro defendeu o desenvolvimento dos cuidados paliativos.

Durante o longo debate, os oradores referiram-se a Vincent Humbert, um jovem tetraplégico que a sua mãe ajudou a morrer em 2003.

 
 
 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Colheita de sangue em Aveiro

ADASCA comemora no dia 5 de Fevereiro
o seu 4º. Aniversário junto da sua Sede

No dia 5 de Fevereiro (sábado) a ADASCA vai Comemorar o seu 4º. Aniversário, junto da sua Sede/Posto Fixo com a 1ª. Colheita de Sangue do mês de Fevereiro.

A recepção dos convidados e Cerimónia do partir do Bolo está prevista para as 11 horas, porque é impossível acontecer mais cedo, pelas mais diversas razões.

Tendo em conta que não reunimos as melhores condições financeiras para fazer grandes despesas, deixamos ao critério dos Colegas e das Empresas a melhor colaboração mediante a oferta de bolos, bebidas (sumos) no sentido de proporcionar aos dadores o melhor convívio possível.

Também pode ser feito donativos por transferência directa NIB da ADASCA:0036 0189 99100051821.35, Montepio Geral, Balcão: Aveiro-Eucalipto, Rua de Anadia, nº. 10, Empreendimento Vila Jovem, 3810-208 Aveiro. Emitimos recibos.

___________________

A todos os meus cordiais cumprimentos!

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA, vem por este meio informar que vai promover as seguintes Colheitas de Sangue no mês de Fevereiro:

- Dias:5, 11, 19 e 25 no Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago. Recordamos que este espaço dispõe de um Parque subterrâneo com acesso pelo elevador, onde os dadores podem deixar os carros gratuitamente.

- Dia 18 nos Bombeiros Velhos de Aveiro (junto do depósito da água).

No Dia 13 de Março (Domingo), entre as 9 e as 13 horas, a ADASCA e os Escuteiros de Cacia vão promover uma Colheita de Sangue em paralelo com um Rastreio para eventuais potenciais Dadores de Medula Óssea. As pessoas que já estão inscritas como dadoras de medula não é necessário inscreverem-se de novo, pois permanecerão nessa situação até aos 55 anos. Tanto para a Medula como para a Dádiva de Sangue, convém fazer-se acompanhar do B.I. no sentido de facilitar a inscrição.

As pessoas interessadas em aderir à dádiva de sangue, devem fazer-se acompanhar do B.I. e tomar o pequeno-almoço de forma a facilitar a inscrição junto do funcionário do IPS.

Finalmente, para que os dadores continuem a beneficiar da Isenção das Taxas Moderadoras no SNS, devem efectuar pelo menos 2 dádivas no corrente ano.

Á Comunicação Social pedimos e agradecemos a sua melhor colaboração mediante a divulgação desta iniciativa, atendendo ao seu interesse público. A imagem que anexamos do Posto Fixo pode ser usada para efeitos de ilustração do texto se assim for considerado relevante para a notícia.

Existem Vidas que dependem de Si! Uma Dádiva de Sangue, Uma Dádiva de Vida.

A todos, BEM-HAJA pela atenção dispensada,

Cordialmente, sou,

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Telef: 234 338 018 (sede) ou 964 470 432

Site:www.adasca.pt

Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com



NB: Informamos que os Bombeiros Velhos de Aveiro têm abertas as inscrições para jovens de ambos os sexos que desejarem ser Bombeiros.

Os interessados podem dirigir-se àquele Quartel e formalizar ali as suas inscrições. A ADASCA apoia esta Campanha de novas inscrições e incentiva os jovens a aderir. Façam o favor de serem úteis à Comunidade, porque os jovens de hoje são os homens e mulheres de amanhã.

Se o dador de sangue salva vidas mediante a sua dádiva, ser Bombeiro não é menos importante, é pois um verdadeiro HERÓI, merecedor do nosso respeito.


--------------------------------

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

França diz não ao «matrimónio» homossexual

O Conselho Constitucional francês decidiu que a proibição do matrimónio entre duas pessoas do mesmo sexo não viola a Constituição do país, e só o Parlamento pode decidir uma mudança na legislação, segundo a resolução publicada na sua página Web.

Os nove "Sábios" que o compõem recordaram que segundo os artigos 75 e 144 do Código Civil, "o matrimónio é a união de um homem e uma mulher". Além disso, o órgão francês indicou que o legislador, "no exercício de sua competência, estimou que a diferença de situação entre os casais do mesmo sexo e os casais compostos por um homem e uma mulher poderia justificar uma diferença de tratamento quanto às regras de direito da família".

"Não corresponde ao Conselho Constitucional substituir a sua apreciação (do legislador) na hora de ter em conta esta diferença de situação", explicou o Conselho referindo-se ao Parlamento.

A resolução vem pelo recurso de inconstitucionalidade interposto por duas lésbicas contra esses dois artigos.