sexta-feira, 25 de maio de 2012

O absurdo de um mundo às avessas

maternidade

Médico que falha aborto é condenado a ajudar no sustento da criança até chegar aos 25 anos

Tudo começou, em Abril de 2010, quando uma mulher decidiu fazer um aborto numa clínica de Palma de Mallorca. Tudo indicava que a cirurgia tinha corrido bem. Inclusive, durante um exame ginecológico, feito duas semanas mais tarde, o médico assegurou-lhe que já não estava grávida.

Este facto foi desmentido três semanas mais tarde, quando a mulher voltou à mesma clínica por achar que estava de esperanças outra vez. Por surpresa, a jovem de 22 anos não só soube que estava à espera de bebé, como descobriu que se tratava do mesmo bebé que pensava ter tirado.

Entretanto, já se tinham passado 22 semanas e já não podia interromper a gravidez, uma vez que a lei espanhola só permite o aborto até à sétima semana de gestação. Resultado: o bebé acabou mesmo por nascer e tem, neste momento, pouco mais de ano e meio.

A mãe processou o médico e, numa sentença inédita, o tribunal de Palma de Mallorca condenou-o, assim como ao hospital e às seguradoras envolvidas, a indemnizar a jovem em 150 mil euros, por danos morais, e ainda a cuidar financeiramente da criança até que cumpra 25 anos de idade.

Com tudo isto, a mulher vai receber uma mensalidade de 978 euros para ter meios de cuidar do filho, durante um quarto de século.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Super Aula Solidária - Colheita de Sangue Dia 26
de Maio no Posto Fixo da ADASCA

































Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão sentido redobrado.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) achou por bem reduzir drasticamente o apoio financeiro à Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, conduzindo-a a uma situação financeira delicada, tudo em nome de contenção de despesas e à conjuntura actual, como se fossemos os culpados de tudo.

A penalização de 2760 € é respeitante ao ano de 2011, ano que tínhamos diversos compromissos para com duas gráficas e PT, pois continuamos ainda sem Telefone e Internet. A nossa vontade é encerrar as portas, e entregar as chaves à Câmara Municipal. Só não acontece porque outros valores humanitários e sociais nos seguram e nos forçam ir em frente.

A Companhia Fitness apercebendo-se da gravidade da nossa situação, decidiu publicamente ter um gesto solidário para connosco, conforme atesta o Cartaz em anexo, realizando uma acção solidária num dia tão especial como o Dia Mundial da Criança. Outras actividades certamente vão surgir, assim esperamos. Apesar de reunirmos quase 3000 dadores associados, nenhum paga quotas ou jóias. Quem nos devia apoiar distanciou-se deixando-nos envergonhados...

Contamos com a boa-vontade e generosidade de todos para colaborar, com a noção de que apoiamos uma causa social digna da melhor atenção.

---------------------------------

Colheita de Sangue Dia 26 de Maio entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA.

O Mercado Municipal de Santiago (local onde funciona a Sede e dito Posto Fixo) dispõe de Parque Subterrâneo com entradas pelo lado do Jumbo/Glícinias (Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago) e no sentido de Ílhavo para o Hospital de Aveiro, junto ao Hospital Veternário de Aveiro.

Neste local os dadores podem deixar as viaturas e servirem-se do elevador até ao 1º. Piso.

Ajudem a divulgar não só esta iniciativa como ainda a Campanha para inscrição de novos dadores de medula óssea, que vai decorrer no Dia 16 de Junho, no mesmo local e horário.

Informações no site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telem: 964 470 432