quinta-feira, 29 de março de 2012

Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue
em Aveiro


A cada dia estamos mais próximos da comemoração do Dia Nacional de Dador de Sangue, que em Portugal se celebra no Dia 27 de Março um pouco por todo o País.

Considerando que esta data coincide com um dia útil da semana, as actividades previstas para aquele dia vão decorrer no Dia 31 conforme consta nos Cartazes em anexo.

O relógio continua a contar, estamos cada vez mais próximos deste grande Dia, que deve ser comemorado com a devida dignidade.

Todos podem participar. Os que não podem doar sangue, por razões de saúde ou outras, podem ajudar a divulgar e acompanhar as pessoas que queiram  aderir á dádiva de sangue, como ainda beneficiar dos Rastreios gratuitos que vão ser realizados.

Não fique em casa neste dia. Vamos «abençoar» a vida dos nossos semelhantes. Convide os seus amigos, familiares e vizinhos. Todos não somos demais.

Em paralelo com a normal Colheita de Sangue, vão ser realizados Rastreios nas  seguintes àreas: Avaliação da Hipertensão Arterial, Avaliação de Glicémia Capilar e Colesterol(?), Controle de Peso, Avaliação do Índice de Massa Corporal, Rastreio de Acuidade Visual, Rastreio Auditivo e Pedologia, podendo vir a ser realizados outros. Estas iniciativas vão decorrer entre as 9 horas e as 13 horas.

A participação nas diversas modalidades de ginástica são gratuitas, além dos dadores de sangue associados da ADASCA, podem ainda participar os seus famialires mais directos. Venham desfrutar um sábado diferente do habitual.

Recordamos que não se deve efectuar a dádiva em jejum, deve-se tomar sempre o pequeno-almoço normalmente. Após o almoço só pode doar sangue decorridas 2 horas e 30 m período em que decorrer a disgestão. Falam-se acompanhar sempre do Cartão do Cidadão ou do B.I. ainda do Cartão Nacional de Dador de Sangue no caso de já ser seu detentor para facilitar a inscrição.

O Rastreios são Coordenados pelo Enfº. Rui Conde, perntece ao Núcleo de Voluntários da ADASCA, além de ser sócio de pleno direito da mesma.

Agradecemos o vosso apoio a esta iniciativa. Compareçam.
Sinceramente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Informação: 964 470 432 (ADASCA)
Telef: 234 481 577 - E-mail: companhiadefitess@sapo.pt

NB: O Dia Nacional do Dador de Sangue celebrado a 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros n.º 40/86, tendo como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática como imprescindível.

Embora tenha sido institucionalizado a 14 de Junho de 2005 o Dia Mundial do Dador de Sangue, em Portugal, através do Ministério da Saúde/Instituto Português do Sangue manteve-se a data 27 de Março como o Dia Nacional do Dador de Sangue, sendo esta data a mais relevante para reconhecer publicamente o papel imprescindível do Dador de Sangue Nacional.