sábado, 24 de agosto de 2013

ADASCA promove dia 28 de Setembro
uma excursão à Aldeia Pia do Urso
e Santuário de Fátima


Caros dadores associados e amigos,

Considerando que as eleições autárquicas vão decorrer no dia 29 de Setembro (domingo), primeira data escolhida para a realização da excursão da ADASCA, vimos informar os interessados que a mesma vai realizar-se no dia 28 (sábado), mantendo-se o mesmo programa.

Face ao exposto, contamos com adesão dos colegas dadores e não só, tendo em conta que a iniciativa é aberta à comunidade no seu geral.

Por forma a dar possibilidade de participação dos interessados, a ADASCA facilita o pagamento em duas partes, ou seja: 5€ no acto da inscrição e os restantes 5€ à entrada para o autocarro. Somos tolerantes...
As inscrições e o respectivo pagamento podem ser efectuados na sede da ADASCA, no decorrer das colheitas de sangue, nos dias 23, e 31 de Agosto das 9:00 horas  às 13:00 horas, como ainda no dia 31 das 16:00 horas e às 20:00 horas.

Nos dias 7, 13, 21 das 9:00 horas às 13:00 horas, ainda nos dias 4 e 18 de Setembro das 16:00 horas às 20:00 horas, todas no posto fixo da ADASCA. Emitimos recibos dos valores recebidos.

Podem divulgar reencaminhando. Se surgirem dúvidas, contacte-nos, não hesite. O autocarro é de apenas 49 lugares. A ficha em anexo pode ser impressa para facilitar a inscrição. Cada um pode levar o seu farnel.

Cordiais cumprimentos,

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
(coordenador da excursão)
Tm: 964 470 432
http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/

NB: podem visionar este link para conhecer melhor aquela localidade:
http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/ecoparque-sensorial-da-pia-do-urso




quinta-feira, 22 de agosto de 2013

75.º Aniversário do Grupo
dos Amigos de Olivença

O Grupo dos Amigos de Olivença, sociedade patriótica, comemorou em 15 de Agosto o seu 75.º aniversário.

Com efeito, foi em 1938 que um grupo de três distintos e abnegados portugueses – Ventura Ledesma Abrantes, Francisco de Sousa Lamy e Amadeu Rodrigues Pires –, inconformados com a ocupação de Olivença por Espanha e alimentados pelo espírito irredentista da restauração da soberania portuguesa sobre o território de Olivença, decidiu fundar esta Associação.

Ao longo destes 75 anos, pugnado e defendendo activamente a reintegração da Vila de Olivença e seu termo no Território Nacional, do qual foi apartada à força pela Espanha em 1801, a acção do Grupo dos Amigos de Olivença sustenta-se naquela que tem sido a posição repetidamente afirmada e nunca desmentida pelo Estado Português de que «Olivença é território português».

O Grupo dos Amigos de Olivença reitera hoje, com a legitimidade que lhe conferem estes 75 anos de esforços pela retrocessão de Olivença, tudo quanto esteve na base da sua fundação e manterá uma vigilância atenta e permanente sobre as relações diplomáticas, políticas e económicas entre Portugal e Espanha, de modo a intervir com pertinência e oportunidade em defesa dos interesses duradouros da Nação Portuguesa, afirmando com denodo e determinação os nossos direitos e reivindicando a satisfação de compromissos nunca cumpridos por parte do Estado Espanhol.

O Grupo dos Amigos de Olivença reafirma publicamente a sua determinação em continuar com o seu combate em vista da recuperação do território Oliventino, legítima reivindicação de Portugal, animado com um cada vez maior apoio junto dos políticos e da opinião pública portuguesas, e sem esquecer a corajosa população oliventina que, tendo ao longo destes 200 anos, tem defendido e preservado a sua língua e tradições portuguesas, hoje reivindica o reencontro de Olivença com a sua Pátria.

A insistência do Grupo dos Amigos de Olivença não esmorece pois nos assiste-lhe a Razão, a História, a Moral e o Direito. Neste nosso esforço conta com a vontade comum de contribuir para o fortalecimento da patriótica missão do Grupo dos Amigos de Olivença.

Grupo dos Amigos de Olivença