sábado, 26 de outubro de 2013

Turquia volta a permitir a utilização
de véu islâmico em instituições públicas


A Turquia, país da NATO e que pretende entrar na União Europeia, acabou com a proibição da utilização de véu islâmico nas instituições públicas.
A interdição vigorava desde os tempos de Kemal Ataturk, pai da república moderna, que proibiu o uso do véu em locais públicos como parte das medidas de modernização e ocidentalização do país.

O actual primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, é de um partido islamita e tem tomado medidas islamizantes. Depois de ter permitido a utilização do véu islâmico nas universidades, autoriza a possibilidade de se trabalhar em instituições do Estado com véu.

A própria mulher de Erdogan já foi criticada por aparecer em público, ao lado do marido, com véu a cobrir-lhe o cabelo.

Os defensores do Estado secular estão muito preocupados com o que consideram ser uma deriva islamita da sociedade turca. Esta preocupação esteve também na base das contestações violentas ao regime que tiveram lugar nas principais cidades turcas a partir de Maio deste ano.

Por outro lado, na Europa, a pressão muçulmana acentua-se.

A França está a ver-se obrigada a ponderar proibir véus islâmicos nas universidades.

A Bélgica, país igualmente pressionado pelos muçulmanos  tem de obrigar mulher, já com nacionalidade belga, a retirar véu islâmico.

E aqui ao lado, o Supremo espanhol revogou a proibição do uso do véu islâmico e «burka».





sexta-feira, 25 de outubro de 2013

João Paulo II sobre a «obsessão»
de defender a vida


João Paulo II uma vez concedeu uma entrevista ao respeitado jornalista Vittorio Messori, que lhe perguntou se ele não seria porventura «obsessivo» na sua pregação contra o aborto. O Santo Padre retorquiu-lhe:

«A legalização da terminação da gravidez é apenas a autorização dada a um adulto, com a aprovação de uma lei estabelecida, de tirar a vida a crianças ainda não nascidas e por isso incapazes de se defenderem. É difícil conceber uma situação mais injusta, e é muito difícil falar de obsessão nesta matéria, pois trata-se de um imperativo fundamental de toda a consciência recta – a defesa do direito à vida de um ser humano inocente e indefeso».

(Em Atravessando o Limiar da Esperança, 1994, livro-entrevista baseado nas perguntas de Vittorio Messori)





segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apelo


Meus caros,

Como mãe e ser humano, não pude deixar de responder ao apelo dirigido por o Dr. Domingos Braga da Cruz, médico no Hospital da Prelada, o qual transcrevo abaixo.

Pedia-vos o favor de divulgarem esta mensagem da forma que entenderem mais conveniente, na esperança de que algum dos interlocutores possa salvar esta vida.

Desde já, o meu muito obrigada por toda a atenção que possam dispensar a este assunto.


Hospital da Prelada – Dr. Domingos Braga da Cruz
Serviço de Aprovisionamento
Telefone 22 8330771/2 Ext. 4490
Rua Sarmento de Beires, 153
Apartado 52857
4251-901 PORTO

Caros colegas e amigos, acho que nunca fiz directamente um pedido destes, pelo que peço que leiam o meu mail. Este caso é bem próximo. O Gonçalo, tem 15 anos, jogou basket com o meu filho mais novo (embora em clubes adversários) e está neste momento numa situação desesperada, pois tem um tipo de sangue raro, O Rh negativo, está internado no IPO desde Agosto com transfusões de sangue permanentes, até se descobrir um dador de medula compatível.

Acontece que a vida dele está em perfeito «count down» pois o sangue deste tipo está a esgotar-se e as possibilidades de vida são cada vez menores. O Gonçalo está em isolamento e contactável apenas por telemóvel e computador, pelo que tem consciência do que se passa, o que a meu ver é mais dramático ainda.

Pedia-vos por isso que se tiverem conhecimento de alguém com este tipo de sangue, disponível para ser dador de sangue, o encaminhem para o meu mail ou dêem o meu contacto (969 776 549) que eu darei seguimento. Mesmo que não tenha este tipo de sangue pode ser dador de medula, se for compatível, bastando igualmente uma análise sanguínea, pelo que não é forçoso excluir quem não tiver O RH negativo.

Independente de termos ou não filhos, de sentirmos ou não maior proximidade com este problema, penso que é um dever ajudar quem tanto precisa, ajuda que nos custa tão pouco e que é tão valiosa para quem a recebe. A vida é realmente o nosso bem mais precioso. Lembrem-se disso.

Vamos ajudar o Gonçalo. O Gonçalo Franco é filho de um casal amigo, e amigo de infância do meu filho João com a mesma idade do Gonçalo. Para além disso, é atleta sub-16 do Clube Basquetebol de Queluz, estudante na Escola Secundária Stuart de Carvalhais, em Massamá e precisa urgentemente de ajuda.

Em Agosto de 2012, foi-lhe diagnosticada a mesma doença que afectou o filho do futebolista do Benfica, Carlos Martins e que esteve na origem de uma enorme onda de solidariedade. Temos de ajudar o Gonçalo a vencer o maior jogo da sua vida.

Segue o apelo da mãe Ana Cláudia Magalhães, minha amiga:

«Necessito da vossa ajuda, o meu filhote Gonçalo Luís Franco necessita de sangue, plaquetas e dadores de medula, IPO de Lisboa. Rh negativo».

Obrigado aos que já foram dar, e por favor repassem. Vamos todos ajudar o Gonçalo a superar esta etapa. Peço que divulguem pelos vossos conhecimentos pois ainda este fim de semana falei com a mãe, o Gonçalo entretanto teve alta desde a semana passada e agora tem a obrigatoriedade de duas idas semanais ao IPO mas não pode circular na rua como um adolescente com uma vida normal.

O que lhe aconteceu pode acontecer a qualquer um de nós, foi um vírus que o infectou.

Agradeço desde já a vossa boa atenção.