MAIS UMA INVENÇÃO DA ESPERTEZA...
Aos de menos de 65 comecem a pensar em deixar de fazer anos.
«PENSE 2020» – REVALIDAR A CARTA AOS 65 ANOS VAI TER CONDIÇÕES.
Estamos bem entregues!... Recentemente alguém resolveu deliberar que para renovar a Carta de Con...dução, passaria a ser dispensável o até aqui exigido atestado médico.
Agora, surgiram por aí uns especialistas, se calhar «formados numa qualquer escola de aviário», que se lembraram de criar e baptizar um pomposo plano denominado de «PENSE 2020», o qual obriga os condutores com 65 anos ou mais que queiram revalidar a sua carta de condução, a terem que frequentar uma acção de formação obrigatória.
A medida consta na proposta do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária e tem como finalidade – segundo os ditos cujos – fazer baixar a sinistralidade rodoviária.
Ainda segundo estes «especialistas», pretende-se com esta medida, que as pessoas com 65 anos ou mais tenham aulas para «actualização obrigatória de conhecimentos».
Actualização de conhecimentos ou mais um saque ao bolso do contribuinte?!... É que se fôr para «sacar mais algum» ainda se percebe – embora devessem chamar o boi pelo nome. Agora para actualização de conhecimentos!... Conhecimento da realidade é o que falta a esta gente.
Ora vejamos:
Basta pesquisar o Relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária publicado em 2015 – o de 2016 ainda não se encontra disponível – para se chegar à conclusão que estamos na presença de um excelente trabalho, esmiuçado com vários gráficos que escalpelizam e tipificam os acidentes e atropelamentos por dia da semana, por hora e por condições atmosféricas.
–
Classe etária dos 20 aos 24 anos – 4
788 acidentes;
– Classe etária dos 25
aos 29 anos –
4 644 acidentes;
–
Classe etária dos 30 aos 34 anos – 5 025 acidentes;
–
Classe etária dos 35 aos 39 anos – 5 585 acidentes;
–
Classe etária dos 40 aos 44 anos – 5 167 acidentes;
Sub
total 25 209 acidentes
– Classe etária dos 60 aos 64 anos – 2 558 acidentes;
– Classe etária dos 65 aos 69 anos – 1 996 acidentes;
– Classe etária dos 70 aos 74 anos
– 1 630 acidentes;
– Classe etária c/ mais de 75 anos – 2 164 acidentes;
Total
Geral: 33 557 acidentes
Isto é, só se preocupam com uma faixa etária responsável
por 11,3%, dos acidentes descartando o impacto das faixas etárias responsáveis por 75,1% da sinistralidade total.
Dito isto, os números valem o que valem!... É natural que depois dos 65 anos os condutores sejam
sujeitos a rigorosas inspecções médicas e a partir dos 80 às ditas acções de
formação para avaliação das suas capacidades.
Mas se olharmos atentamente os números que «são deles», é na faixa
dos 20 aos 44 anos onde residem o maior numero de acidentes. E sendo assim
pergunta-se:
O que
se deve fazer a esta gente para baixar a mortandade nas estradas?!...
Em que
planeta vivem estes chamados especialistas?!...
Porque
não exigir isso sim a tal formação obrigatória a condutores que possuam um
cadastro que a justifique, e um quadro de honra para os cumpridores pelo seu
exemplo?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário