quarta-feira, 7 de maio de 2014

Portugal tem a mais bonita
biblioteca do mundo


Biblioteca de Mafra

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros.

Depois de eleger a Livraria Lello, no Porto, como a mais bonita do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA com a incrível biblioteca escondida no interior deste monumento nacional.

Mafra-biblioteca

«É encantadora», lê-se. «E o que a torna ainda mais impressionante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insectos. Há 500 morcegos dentro daquela biblioteca. Durante o dia, estes ficam guardados dentro de caixas, mas à noite são libertados para se alimentarem dos insectos que por ali andam». Ao todo, chegam a comer o dobro do seu próprio peso em insectos.

Destaque também para o «magnífico chão coberto de mosaicos em rosa, cinzento e mármore branco» e para as estantes, todas elas num estilo Rococo, dispostas ao longo das paredes laterais, «separadas por uma varanda com corrimão em madeira». Estas últimas contêm mais de 35 mil volumes, com capas forradas a couro, incluindo algumas das «maiores jóias bibliográficas».





Sem comentários: