quinta-feira, 7 de março de 2013

Depois dos que nos governam,
os que querem lá chegar
ou A face esquerda da classe política


Com a Internet tudo se descobre!!!

A reportagem na SIC sobre o movimento de cidadãos «Que se Lixe a Troika» aguçou a curiosidade em saber mais um pouco quem são estes cidadãos tão empenhados em contestar quem nos empresta dinheiro para pagar as contas.

Tatiana Moutinho: tem 40 anos, é mãe, é solteira e investigadora de biologia celular e molecular. Mas há um pormenor que escapa e podia perfeitamente, se quisesse, pedir ajuda à Google (acho até que deveriam ser os jornais a pagar à Google por os ajudar a fazer melhor o seu trabalho). A Tatiana, como cidadã livre que é, foi candidata independente às eleições legislativas de 2009 pelo circulo eleitoral do Porto pelo Bloco de Esquerda.

(http://antigo.porto.bloco.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=551).

Tudo bem, terá escapado ao jornalista, ou então, dado que o movimento de cidadãos «Que se Lixe a Troika» é um movimento apartidário, pode ser que tenha também pessoas relacionadas com vários partidos e isso não seja relevante.

De seguida, temos a Amarilis Felizes, estudante de teatro que, como infelizmente muitos de nós, «não sabe» desde quando tem medo do desemprego. Mas aí o Público ajuda-nos a saber que não deve ser há tanto tempo assim, porque, para nossa inveja, Amarilis tem 22 anos e pelo menos esteve a fazer workshops de teatro para o Bloco de Esquerda e eu não acredito que o Bloco de Esquerda pactuasse com situações de precariedade. Gosto desta Amarilis, tem um ar simpático, um nome que não se esquece, e com 22 anos e esta iniciativa toda, tem tudo para a vida lhe correr muito bem.



O próximo cidadão é o Adriano Campos, do qual nos dizem muito pouco, excepto que é da «Organização». Mas pela conversa deve ser o ideólogo do grupo. Um artigo da Lusa, também de hoje, publicado na SIC Noticias, informa-nos que o Adriano é Bolseiro de Investigação e que pertencia aos movimentos «Geração à Rasca» e «Precários Inflexíveis». E, mais uma vez, o Google permite-nos saber através do blogue do Bloco de Esquerda que ele é «Sociólogo e Activista Precário» e que discorda com Daniel Oliveira sobre o método como o Bloco de Esquerda deve chegar ao poder e que tem opiniões muito vincadas sobre pequenos grupos dissidentes que ameaçam a unidade do Bloco de Esquerda.

Também acho que tem potencial, escreve algumas coisas com bastante inteligência, quando crescer pode vir a ser um novo Francisco Louçã.





Por fim, temos a Paula Sequeiros, que nos dizem ser também bolseira de investigação (Ui, três em quatro são investigadores? Que coincidência!) e que o Google nos ajuda a perceber que também foi candidata à Lista Coordenadora da Concelhia do Porto de um partido político que, é escusado dizer qual é.

Aparentemente, ao jornalista de serviço, escaparam-lhe alguns detalhes que nos ajudavam a perceber melhor a história que ele estava a contar. Fica um conselho: Google.

Quanto ao movimento «Que se Lixe a Troika», é totalmente legítimo o Bloco de Esquerda lançar uma marca diferente para captar mais pessoas para as suas acções.



Sem comentários: