terça-feira, 20 de março de 2012

Não há Sangue do Tipo A e O Negativos
Colheita de Sangue Dia 23 de Março



Não há Sangue do Tipo A e O Negativos

As reservas de sangue dos  grupos A e O negativos são suficientes apenas para dois ou três dias em consequência da quebra de 20% nas dádivas nos hospitais nos últimos dois dias.

Hélder Trindade, presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, confirma essa situação e explica que a  situação de falta de «stock» pode ser de risco.

«Em relação  ao O negativo e o A negativo estamos a falar de dois/três dias. A situação problemática é quando se juntam dois factores: uma baixa da colheita e haver mais doentes que precisam daquele sangue. É o que está a acontecer neste momento», disse.

De acordo com os responsáveis, a quebra nas dádivas tem relação directa com notícias sobre um alegado desperdício de plasma. Hélder Trindade garante que «não há desperdício de sangue».

NB: A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro  – ADASCA, convida  todas  as pessoas suadáveis com estes dois tipos de sangue, a aderir à dádiva de sangue, podendo comparecer nos dias e locais no Mapa em anexo.

Como Dar Sangue, pode ser lido no nosso site: www.adasca.pt. A idade minima para aderir à dádiva de sangue é a partir dos 18 anos até aos 6o (1ª. vez), podendo prolongar-se até aos 65 anos de for saudável.

Deve-se tomar o pequeno-amoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas, e fazer acompanhar do Cartão de Cidadão ou do B.I.

Por Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASC
 


Fernanda Monteiro531.jpg
Colheita de Sangue Dia 23 de Março

As Colheitas de Sangue vão decorrer nos seguintes dias e locais:
-Dia 23 de Março no Agrupamento de Escola de São de Loure,
-Dia 28 de Março – Renault de CACIA (limitada aos funcionários),
-Dia 31 de Março – Pavilhão dos Galitos, Companhia de Fitness, (zona da Forca - Comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, a realização de uma Feira da Saúde).

Admitimos que estejam a ser enviados e-mails repetidos, se estiver acontecer consigo, pedimos a melhor compreensão, porque não o fazemos com o intuito de incomodar ninguém.

O sangue é um dos elementos muito importante para a vida, a sua aquisição tem que vir do homem, já que sem o homem não há sangue nos hospitais e para nós é um gesto de agradecer/louvar.

Mesmo com todos os avanços da ciência, ainda não existe nada que possa substituir o sangue humano. Nem todas as descobertas e evolução da ciência conseguiram reproduzir este bem precioso que pode ser considerado o verdadeiro nesta vida. Diariamente, milhares de pessoas, em todo o mundo, dependem de um gesto solidário para poder sobreviver: Uma Dádiva de Sangue.

Mesmo sendo produzidas gratuitamente no organismo humano, poucas são as pessoas que se dispõem a dividir esta dádiva com outras pessoas. A solidariedade então possa a ser um bem tão precioso como o sangue.

A grande motivação para doar sangue, é a continuidade da vida. É você doar e continuar tendo sua saúde, podendo dividi-la com outra pessoa.

Realçamos o lado positivo  da doação, suas vantagens para o doador e para a sociedade e que doar com frequência é uma reafirmação de boa saúde física e emocional.

Condições Básicas para Doar Sangue
Estar bem de saúde.
Trazer bilhete de identidade versus cartão de cidadão.
De 18 anos e menos de 65 anos.
Primeira doação ate 60 anos
Pesar mais de 50 kg.
Não convém estar de jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente.
Evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
Não ser consumir de drogas.
Não ingerir bebida alcoólica nas ultimas 12 horas
Não estar grávida nem amamentando.
Não ter doado nos últimos 60 dias (homens) 90 dias (mulheres)
Não ter tatuagem ou piercings com menos de 1 ano
Não ter tido contacto sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para AIDS e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O doador  recebera  uma declaração  justificando a sua falta do trabalho no dia da dádiva.

Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão um sentido redobrado. Compareçam... tragam um(a) amigo(a), nunca somos de mais.


Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telem: 964 470 432 + 967 023 502
NB: consulte as nossas revistas Tribuna da ADASCA no nosso site.


Sem comentários: