quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A matemática da Securitas
e a «securitas» do consumidor

A Securitas enviou um prospecto de publicidade a potenciais clientes dos seus alarmes. Até aí, tudo bem. Mas esse prospecto não deixa de conter aquilo a que se chama publicidade enganosa. Vejamos.

Tendo disparado um dos seus maravilhosos alarmes instalado na casa do cliente, a Securitas promete responder «em menos de 60 segundos». E para que o potencial cliente caia mais facilmente, 60 segundos é impresso em gordo e a vermelho. Mas eis que a palavra segundos tem um asterisco para uma chamada em caracteres microscópicos, 13 linhas abaixo, indicando «Tempo médio estimado sujeito a variação».

Ora aqui reside a originalidade matemática da Securitas. Se a resposta é «em menos de 60 segundos», então 60 segundos seria um máximo. Mas depois, em letra microscópica, diz que os 60 segundos são uma média.

Afinal, é máximo ou média? Que matemática é esta?

Mas -- nunca se sabe --  há mais uma questão que pode ser uma casca de banana da Securitas: se o potencial cliente quer informações, é convidado a telefonar para um famigerado número iniciado por 707, isto é, daqueles que poderão cobrar valor muito maior e dão lucro a quem recebe, no caso à Securitas. E, como se sabe, nestes casos, aparece sempre do outro lado alguém com uma conversa muito delicodoce, com conversa oca, irrelevante, para a esticar o tempo da chamada…

Mas que grande «securitas» do consumidor!

(Qualitas)













1 comentário:

Carlos Santos disse...

Curiosamente o número que refere é gratuito para quem tem os planos da rede fixa actuais. ou o preço de rede fixa-rede fixa, para quem tem os planos anteriores.
Tudo o resto naturalmente, até pode corresponder mas naturalmente faz parte do Marketing usar as estatísticas para conquistar os clientes. Não o fazem todos? convém é usar dados verdadeiros, já as letras estão lá para serem lidas, quem não as ler é que pode entrar em apuros se adquirir algo que na realidade não necessite.