domingo, 6 de dezembro de 2009

Sida: diminui no total mas aumenta entre homossexuais

Segundo o último informe da ONUSIDA, a epidemia de sida está a mudar de tendência. O número de novas infecções desce em África mas na Europa e Estados Unidos não melhora.

As tendências da epidemia mudaram consideravelmente. Em particular, «as novas infecções por sexo entre homens aumentou na passada década, apesar da taxa se infecções entre os drogados ter diminuído». No conjunto mundial, as novas infecções por VIH diminuíram 17% nos últimos oito anos, mas a epidemia cresceu entre homossexuais.

O informe constata que «o sexo entre homens constitui o principal modo de transmissão na América do Norte e na União Europeia».



 
A escalada de infecções por sexo entre homens nos países ricos «está ligada ao aumento de práticas sexuais de risco», diz o informe: grupos relacionados com a prostituição, a droga por via intravenosa e o sexo entre homens. O contágio por via heterossexual é de 29% de novas infecções na Europa ocidental, 53% na Europa central e 33% nos EE.UU.

De facto, um em cada três diagnósticos de VIH deve-se a práticas sexuais entre homens, quando a proporção de homossexuais no conjunto da população é muito menor.

Estudos realizados provam que mais de 10% dos homens que têm relações sexuais com outros homens estão infectados com VIH.
De Aceprensa


Sem comentários: