segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Carta às escolas contra a ideologia do género

Imagem de aula em 1978

Exmo(a). Senhor(a) Director(a) da Escola



Localidade, ….(data)….

Assunto: Ano lectivo 2018/2019

…(nome)…, -º. Ano.

Exmo(a) Senhor(a)

De acordo com a Constituição Portuguesa (art.º 36, n.º 5) «Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos».

educação para a cidadania dos nossos filhos (educandos), nas suas mais variadas vertentes, é da nossa competência, matéria a que não renunciamos, e é algo que nós fazemos, como pais, desde o seu nascimento, de um modo natural, integrado, progressivo, completo e respeitando as exigências das suas necessidades concretas, do seu crescimento e da sua dignidade pessoal.

Pois bem, dos vários módulos que integram a disciplina de «Educação para a Cidadania», dois deles – o da «Educação para a Igualdade de Género» e o da «Educação para a Saúde e Sexualidade» – suscitam-nos especiais preocupação e repúdio. Quanto aos demais módulos, constituem eles uma total perda de tempo, abordando como abordam temas que, como acima referimos, integram a educação que nós, pais, ministrámos ao nosso filho e aos irmãos dele desde que atingiram a idade da razão.

Neste sentido, para o ano lectivo 2018/2019, desde já informamos que não autorizamos a participação do nosso filho, cujo nome acima se refere, em qualquer aula, acção ou aconselhamento relativos à disciplina de «Educação para a Cidadania», sem o nosso acordo por escrito, se assim o entendermos, atempadamente solicitado pela escola.

Em particular, desde já informamos que não autorizamos a participação do nosso filho nas actividades do programa PRESSE.

Não autorizamos também, sob pena de imediato procedimento criminal, que o(a) docente dessa disciplina, e qualquer que seja a sua formação académica (psicologia ou outra), a título formal ou informal, dentro ou fora da sala de aula, se aproxime do nosso filho para lhe prestar qualquer tipo de «acompanhamento», «aconselhamento» ou «atendimento» psicológico que incida designadamente sobre essas temáticas.

Solicitamos ainda ser informados, com a devida antecedência, de qualquer outra actividade de «enriquecimento curricular» prevista para o contexto de aula, tais como filmes, documentários, reportagens, palestras, visitas de estudo, acções de sensibilização, etc., sendo que, se não houver possibilidade desse aviso, a nossa decisão, cujo respeito também exigimos, é de que eles não participarão em tais actividades.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

De V. Exa.
Atenciosamente,

____________________________
Pai / Encarregado de Educação


Pela Escola – recebido em: ___/ ___/ ______, ___________________________


Carimbo / Assinatura





Sem comentários: