domingo, 17 de maio de 2015


Cientistas alertam para os riscos de cozinhar

com tachos anti-aderentes



Cerca de 200 cientistas assinaram recentemente um manifesto onde expressam a sua preocupação sobre o uso cada vez maior de utensílios de cozinha anti-aderentes. De acordo com os investigadores, os tachos e panelas anti-aderentes são fabricados com químicos conhecidos por poli-perfluoroalquilo.

Estes químicos sintéticos podem ser encontrados por todo o ambiente, bem como em tecidos humanos e animais. Segundo defendem os cientistas, estas substâncias podem ser transferidas dos utensílios de cozinha para a comida, bem como para o ar, água e solo.

A lista de eventuais problemas de saúde que estes compostos sintéticos podem causar é bastante extensa. Entre as patologias incluem-se a obesidade, problemas de fígado, cancro dos rins e dos testículos, diminuição da resposta imunitária às vacinas bem como nascimentos de bebés com peso abaixo do normal, escreve oTreeHugger.

A opinião do grupo de cientistas, redigida naquilo a que foi chamado Declaração de Madrid, foi publicada na revista científica Environmental Health Perspectives. No documento, os investigadores pedem aos governos mundiais para restringir o uso destes químicos bem como para pedir aos seus cidadãos para evitarem o seu uso.





Sem comentários: