quinta-feira, 10 de março de 2011

Sarkozy questiona utilidade do Dia da Mulher

Correio da Manhã, 10 de Março de 2011

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, questionou esta terça-feira a utilidade do Dia Internacional da Mulher, considerando mais importante "encontrar trabalho para homens e mulheres".

"É simpático, é necessário, mas talvez nos devêssemos concentrar no essencial", disse o chefe de Estado francês numa celebração do dia com uma associação de autarcas de Morbidan, um departamento da Bretanha (oeste). "O essencial é encontrar trabalho para homens e mulheres, uma possibilidade de promoção social para os dois", disse.

"O Dia da Mulher, sobre o qual há muito a dizer, quererá dizer que os restantes dias são do homem? Muito curioso. Francamente", exclamou Sarkozy.

O Presidente gaulês disse ainda que "as mulheres têm um papel muito importante na sociedade" que referiu que "a vida das mulheres é muito idêntica à dos homens" e que "as coisas mudaram consideravelmente". "Todas a mulheres desejam trabalhar, ser autónomas, mas não terão iguais aspirações para o seu filho como para a sua filha?", disse Sarkozy.

De acordo com os dados do Ministério do Emprego, em França as mulheres ganham em média menos 27% que os homens no sector privado, continuando minoritárias na classe política com apenas 18% de eleitas na Assembleia Nacional.

Sem comentários: