quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Medicina preventiva caseira contra os vírus das gripes

Conselhos práticos




As portas de entrada da gripe são apenas as narinas, a boca e a garganta. Numa pandemia, é quase impossível evitar a entrada em contacto com o H1N1 ou outro vírus de gripe, mesmo com todas as precauções. Enquanto ainda estiver saudável e não apresentar quaisquer sintomas de infecção por H1N1, a fim de evitar a proliferação, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento de infecções secundárias, algumas medidas muito simples podem ser praticadas (em vez de fazer stock de  N95 ou Tamiflu).

1. Lavar as mãos com frequência.

2. Evitar o contacto da cara com as mãos. Resistir a todas as tentações para tocar em qualquer parte do rosto.

3. Gargarejar duas vezes por dia com água morna e sal (use Listerine ou hidrogénio Peróxido se não confiar no sal). O H1N1 leva 2-3 dias após a primeira infecção na garganta ou cavidade nasal para proliferar e se desenvolverem os sintomas característicos. Simples gargarejos previnem a proliferação. Numa pessoa saudável, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito do Tamiflu sobre uma uma pessoa infectada. Não
subestime este simples, barato e poderoso método preventivo.

4. À semelhança da medida 3, limpe as narinas, pelo menos uma vez por dia, com água morna e sal, ou água oxigenada. Assoar o nariz suavemente, uma vez por dia e limpando ambas as narinas com cotonetes embebidos em água morna e sal é muito eficaz na redução da carga viral.

5. Aumente a sua imunidade natural com alimentos ricos em vitamina C.

6. Beba o máximo de líquidos quentes (chá, café, etc.). Beber líquidos quentes tem o mesmo efeito do gargarejo, mas no sentido inverso. Os líquidos lavam os vírus que proliferam da garganta para o estômago, onde eles não podem sobreviver, multiplicar-se ou fazer qualquer mal.

Sem comentários: